O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros. Os trabalhadores podem sacar o FGTS em algumas situações, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel, entre outras, e para isso existem duas modalidades: Saque Aniversário e Saque Rescisão.
Na matéria de hoje, vamos explicar a diferença entre duas das opções de saque: O saque aniversário e o saque rescisão. Destacando as suas particularidades e regras. Acompanhe a leitura e saiba qual a melhor opção (Saque Aniversário ou Saque Rescisão) para o seu caso.
Taxa de Juros a partir de 1,49% a.m
Saque-aniversário
O saque-aniversário é uma modalidade de saque facultativa, a equipe da Credspot explicou um pouco mais sobre esse método nessa matéria. O trabalhador que optar por essa modalidade poderá sacar parte do seu saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
O valor do saque é calculado com base na tabela abaixo:
A partir de 2024, o percentual do saque será fixo em 50% do saldo, sem qualquer acréscimo.
Para aderir ao Saque Aniversário, o trabalhador deve realizar a opção pelo aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. É importante consultar a tabela de valores disponibilizada para saber qual a porcentagem do saldo que poderá ser sacada, de acordo com o mês de aniversário.
Saque Rescisão
O saque-rescisão é a modalidade de saque tradicional do FGTS. Essa modalidade permite que o trabalhador saque o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Além da demissão sem justa causa, o saque-rescisão também pode ser realizado nas seguintes situações:
- Aposentadoria;
- Morte do trabalhador;
- Rescisão por culpa recíproca ou rescisão indireta;
- Extinção da empresa;
- Falecimento do empregador individual ou microempreendedor individual (MEI);
- Trabalhador que comprou a casa própria;
Qual a melhor opção para você?
A diferença fundamental entre o Saque Aniversário e o Saque Rescisão do FGTS reside no fato de que, no Saque Aniversário, o trabalhador pode sacar uma parte do saldo anualmente, enquanto no Saque Rescisão ele tem direito a sacar o saldo total em caso de demissão.
Dicas para ajudar a decidir qual a melhor opção:
- Considere sua situação financeira atual. Se você precisa de dinheiro com frequência, o saque-aniversário pode ser uma boa opção.
- Considere a sua situação profissional. Se você acha que pode ser demitido sem justa causa, o saque-rescisão pode ser a melhor opção.
- Faça uma simulação do valor que você poderá sacar com cada modalidade.
E agora, qual escolher?
Consultar um especialista financeiro e realizar simulações de pagamento são passos importantes para garantir uma decisão acertada e benéfica para o seu planejamento financeiro. Aqui na Credspot você consegue a antecipação do FGTS de forma 100% digital, antecipe agora mesmo o seu FGTS em menos de 5 minutos clicando nesse link.